Terceirização & Benefícios

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Quando uma organização busca terceirizar algum tipo de serviço, na maioria das vezes, que a própria tem condições de realizar, ela busca aperfeiçoar seu sistema produtivo, racionalizando e economizando recursos, aumentado a qualidade de seus produtos ou serviços e diminuindo a burocracia interna.

Alguns fatores devem ser levados em consideração no momento de terceirizar, pois a empresa contratante deve acompanhar de perto a execução do serviço, visando verificar se o que está sendo produzido corresponde aos padrões de qualidade anteriormente estipulados. Assim como escolher de maneira adequada à empresa que executará o serviço, certificando previamente que a mesma possui condições de suprir a demanda esperada, possibilitando diminuir surpresas com prejuízos financeiros em virtude da execução inadequada dos serviços contratados.

São inúmeras as vantagens de terceirizar, desde que seja efetuado um estudo anteriormente das necessidades e expectativas da organização. A terceirização implica, diretamente, na redução de custos e na tranquilidade da organização, que pode focar seus esforços, de maneira mais abrangente, na sua atividade fim.

Entre os benéficos de terceirizar podemos destacar os seguintes: contratação de mão de obra especializada para execução do serviço, ganho no espaço físico, aumento dos índices de produtividade, maior eficiência na cadeia produtiva, controle da qualidade, expansão sem grandes investimentos, redução brusca de custos no produto final, transformação de custos variáveis em custos fixos e diminuição nos custos com infraestrutura.

Mesmo com tantos benefícios, a terceirização também oferece alguns riscos que devem ser considerados, a fim de evitar transtornos futuros para organização. Na maioria dos casos, a maior incidência de problemas ocorre em virtude da contratação de empresas inadequadas para executar o serviço, que acabam fornecendo um produto de baixa qualidade. Quando esse tipo de problema ocorre, a empresa contratante tem, geralmente, duas opções: se arriscar a oferecer o produto de baixa qualidade e correr o risco do mesmo não ser aceito pelo consumidor e sujar o nome da organização ou mandar refazer o serviço e gastar duas vezes.

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